Muricy é a solução?

Muricy é a solução?

Na semana passada, após a derrota para o Goiás em pleno Morumbi, a torcida do São Paulo pediu a volta de Muricy Ramalho. Concordo que o futebol apresentado pelo time é lastimável e que o atual treinador Ney Franco tem que ser cobrado, mas será que o Muricy é a solução para todos os problemas?

veja.abril.com.br
veja.abril.com.br

É claro que não se pode jogar fora a ligação do ex-treinador santista com o São Paulo, tampouco os três títulos brasileiros conquistados em sequência, em 2006-07-08. Porém, dois fatores me fazem acreditar que a vinda de Muricy não mudaria o atual quadro do Tricolor:

– Diretoria e time: englobo os dois pois acredito que uma coisa puxa a outra. Venho dizendo a um bom tempo que o principal problema do São Paulo é a diretoria, desde o presidente Juvenal Juvêncio até seus aliados Adalberto Baptista, Leco, João Paulo de Jesus Lopes, etc. São todos dirigentes ultrapassados, que não conseguem enxergar os novos tempos do futebol, não mudam sua maneira de pensar e não sabem administrar um clube com o tamanho do São Paulo, e isso reflete diretamente dentro de campo. O São Paulo tem uma equipe tecnicamente limitada, que necessita urgentemente de novos jogadores, e não jogadores para brigar por posição, mas que cheguem para tomar conta da posição. De quem é a responsabilidade de contratar? Quem o São Paulo contratou em 2013?

– A fase de Muricy: assim como o jogador de futebol passa por altos e baixos, o técnico também passa, e faz tempo que Muricy vem atravessando uma “má fase técnica”. Apesar do título da Libertadores em 2011, o Santos vem em uma decrescente que já dura dois anos, e eu creio que o Muricy teve a sua parcela de responsabilidade.

Com um time fraco tecnicamente, diretoria ultrapassada, política interna em polvorosa com as eleições presidenciais em 2014, além da sua má fase técnica, será que Muricy Ramalho teria condições de mudar o São Paulo da água para o vinho?    Quando ele assumiu a equipe em 2006, o Tricolor vinha de um título mundial e possuía em seu elenco jogadores como Lugano, Júnior, Josué, Mineiro, Danilo, além de Rogério Ceni no auge da carreira. Agora, além do capitão estar se aposentando, ele terá á disposição jogadores como Douglas, Edson Silva, Juan, Paulo Miranda, Maicon, entre outros. Será que ele toparia o desafio?

Entendo a manifestação dos torcedores como um desabafo em razão de tudo o que vem acontecendo no São Paulo. Porém, ao invés de pedir a volta de Muricy, acredito que os tricolores deveriam concentrar suas energias para exigir mudanças na diretoria, que precisa urgente de uma renovação. O nome de Marco Aurélio Cunha vem ganhando força para as próximas eleições presidenciais. Está aí um bom nome para iniciar uma mudança.

E vocês, o que acham? Muricy é a solução?